sábado, 14 de julho de 2012

Sociologia da educação - Alberto Tosi Rodrigues




Li esse livro de uma só vez, para produção de conteúdo de uma disciplina que ministro regularmente. Deveria ter lido antes. É uma das melhores introduções que já li para temas de ciências humanas. Tosi adotou uma linguagem fluente, didatizada, sem a aridez conceitual dos textos que habitualmente vemos nessa área. 
Há um capítulo para Durkheim, um para Marx, um para Weber, o que faz justiça aos três verdadeiros pais da Sociologia. O capítulo sobre Weber consegue a proeza de trazer luz a um dos pensadores mais complexos desse campo. Bourdieu, Gramsci e Manheim também são prestigiados em um capítulo à parte, e os últimos capítulos traduzem e explicam contribuição de Michael Apple. Para quem não conhece muito do assunto, como eu, há ainda indicações bibliográficas úteis.
O livro fez com que eu me pusesse a refletir sobre a questão da violência na escola. Essa questão não é abordada diretamente na obra, mas os textos permitem refletir sobre alguns parâmetros para delimitá-la. Para mim, ficou muito claro que a violência, ou a incidência da violência nas relações sociais, está relacionada ao modo de organização das sociedades e ao contexto cultural em que a escola está inserida. Não é possível pensá-la, por exemplo, sem levar em conta a função atribuída à escola pelo Estado e pelos sistemas políticos, mais preocupados com a formação de mão de obra que com a construção cultural do cidadão (vide Weber). 
Boa pedida, vale a pena. Leitura fácil, tranquila e enriquecedora.

Nenhum comentário: